Dentre os procedimentos destacam-se o Balão Intragástrico e a Gastroplastia Endoscópica:
Balão Intragástrico
O balão é uma prótese de silicone esférica (parecida com aquela usada para aumentar os seios) contendo uma válvula, por onde é insuflada dentro do estômago. É introduzido por endoscopia, sob anestesia. A presença do balão dentro do estômago causa uma restrição à entrada de alimento, provocando uma sensação de plenitude com um pequeno volume alimentar. O tempo de permanência do balão dentro do estômago varia de 6 a 12 meses dependendo do tipo de balão.
Gastroplastia Endoscópica
O procedimento consiste na diminuição do estômago através de pontos internos realizados por um aparelho de duplo canal que permite filmar e costurar o estômago ao mesmo tempo. Com a diminuição do volume do estômago você passa a ingerir um volume menor de alimentos. Apesar do procedimento ser realizado por endoscopia não é isento de riscos e é irreversível.
A gastroplastia ainda é um procedimento em fase experimental e não é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina como tratamento da obesidade conforme Resolução CFM no 2.131/15. Ela pode ser realizada dentro de protocolos de pesquisa.
No momento não estamos realizando este procedimento.