Tudo sobre a Obesidade

O que é obesidade

“Obesidade é uma doença crônica, progressiva e incurável!”

É uma doença caracterizada pelo excesso de gordura no organismo, resultante da interação genética com os fatores ambientais, emocionais e estilo de vida. Você pode imaginar que a obesidade está associada à preguiça, relaxamento, falta de força de vontade,...Mas pare de se culpar tanto! A obesidade é essencialmente uma disfunção metabólica que altera não somente o comportamento alimentar, mas também o nosso gasto energético e acabamos ingerindo mais do que precisamos e gastando menos energia que deveríamos.

A obesidade afeta não só o formato do corpo, mas também traz consequências afetivas e emocionais. Além disso o excesso de gordura pode levar ao desenvolvimento de diabetes tipo 2, doenças do coração, pressão alta, derrame, problemas do sono e alterações nas articulações, aumentando o risco de morte por doença cardiovascular.


Por que engordamos?

“O ambiente moderno é um grande estímulo para o aumento de peso.”

Parece simples entender que se ingerimos mais calorias do que gastamos vamos ganhar peso. No entanto, nosso organismo é bastante complexo e essa fórmula não é tão simples. A influência genética também tem um papel decisivo na origem da obesidade.

O consumo exagerado de produtos industrializados e alimentos ultraprocessados com grande quantidade de açúcares e gorduras saturadas associados a um estilo de vida sedentário são fatores ambientais determinantes para o aumento na incidência da obesidade.

E por que comemos tanto?
As sensações de fome, de saciedade e de prazer dependem de uma interação complexa entre o nosso cérebro, estômago e intestino através de substâncias chamadas hormônios. O problema surge quando há uma desregulação nessa interação, provocando um aumento da fome, uma diminuição da saciedade e um desejo de comer que pode fugir do nosso controle. O estresse da vida moderna associado à ansiedade e à depressão pode influenciar negativamente neste processo.


Como avaliar a obesidade?

“O Índice de massa corporal é um dos indicadores mais utilizados para classificar a obesidade em adultos.”

Existem várias formas de avaliar o grau de obesidade: Índice de Massa Corporal (IMC), Bioimpedância, medidas corporais, exames de imagem (tomografia, Ressonância Magnética). Entretanto as mais utilizadas são IMC e Bioimpedância.

IMC
O IMC é um cálculo simples baseado no peso e altura da pessoa (peso/altura²). Considera-se obesidade valores acima de 30 kg/m². Em crianças e adolescentes o peso é avaliado em função também da idade e do sexo e é expressa através de gráficos de percentil.

Classificação* IMC (kg/m²) Risco de Comorbidades
Baixo peso < 18,5 Baixo
Peso normal 18,5 a 24,9 Médio
Sobrepeso (≥ 25)
Pré-obeso 25,0 a 29,9 Aumentado
Obeso I 30,0 a 34,9 Moderado
Obeso II 35,0 a 39,9 Grave
Obeso III ≥ 40 Muito Grave

Calcule seu IMC:

* Classificação segundo a OMS a partir do IMC

O IMC quando avaliado de maneira isolada apresenta limitações, pois não há uma relação direta do IMC com a composição corporal e a quantidade de gordura, ou seja indivíduos com o mesmo IMC podem ter diferentes níveis de massa de gordura. Existem diversas formas de analisar a quantidade de massa gordurosa e sua distribuição, entre elas o método mais utilizado é a Bioimpedância.

Bioimpedância
É um método prático, simples e rápido para avaliar a composição corporal. Trata-se de um exame não invasivo e indolor realizado no consultório. A composição corporal é calculada levando-se em conta a resistência da corrente elétrica, o sexo, a idade e a altura da pessoa.

Através do exame conseguimos avaliar:

  • O peso corporal e a estimativa de peso ideal;
  • Percentual de gordura e sua distribuição;
  • Percentual de massa magra e quantidade de proteínas e minerais;
  • A hidratação/retenção hídrica;
  • O estado nutricional;
  • A taxa de metabolismo basal.

Agende
sua Consulta

Você pode agendar sua consulta por WhatsApp ou telefone.

Reuniões

Realizadas mensalmente, aos sábados, com a sua participação e de seus familiares junto com a equipe interdisciplinar. Estes encontros possibilitam a troca de experiências e esclarecimento de dúvidas sobre a obesidade bem como seu tratamento.

Data da próxima reunião:

A definir

A definir

Nilo Peçanha, 2825
Conjunto 1606

Porto Alegre · RS

Estrutura

A clínica possui uma estrutura completa para lhe oferecer todo conforto e aconchego como se estivesse na sua casa e todo nosso projeto foi concebido dentro das normas da Anvisa. Nossa recepção é acolhedora e muito bem equipada.

No local temos ainda:

Estacionamento
(conveniado)

Academia
(conveniada)

Restaurante
/ Lancheria

Auditório